Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Admiradora da arte culinária Austríaca e Alemã, estou sempre pesquisando novas receitas e divulgando de uma forma mais fácil e prática. Apresento também receitas próprias e outras da confeitaria Européia. VEJAM SÓ QUE DELÍCIAS!!!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Bolacha de Mel - LEBKUCHEN-KEKSE

Para os Alemães e Austríacos o Natal começa com o preparo das bolachas. É um momento bem especial e eu diria que também é muito mágico. Minha avó e minha mãe transmitiram-me isso muito bem.
As crianças adoram participar “ajudando” no preparo e na decoração das bolachas.
Ingredientes:
350 g de farinha de trigo integral ou de centeio
180 g de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela
1 pitada de cravo
80 g de mel
2 ovos
40 g de manteiga
Dica: O açúcar de confeiteiro pode ser feito em casa, batendo no processador o açúcar comum até ficar um pó.

Modo de fazer:
Misture a farinha, o açúcar, o bicarbonato, a canela e o cravo. Aqueça o mel, misture a manteiga e os ovos e junte aos outros ingredientes. Amasse até obter uma massa lisa. Se necessário acrescente um pouco mais de farinha, pode ser de trigo comum. Deixe descansar a massa na geladeira por meia hora.

Abra a massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo, espessura de mais ou menos de 5 mm e cortar com cortadores de biscoito.

Coloque em forma untada e enfarinhada com distância de 2 cm entre os biscoitos para não danificar o formato. Se quiser pode enfeitar com uma metade de amêndoa em cima de cada biscoito.

Asse os biscoitos, forno 200 graus, até ficarem dourados.

Retire da forma os biscoitos, ainda quentes, com o auxílio de uma espátula.

Depois de frios, guarde em recipientes bem fechados.

2 comentários:

  1. Oi, Márcia.
    Pesquisando na net, encontrei seu blog. Não tenho ascendência alemã ou austríaca, mas gosto muito dos biscoitos de mel e de decorá-los também.
    Moramos na mesma cidade, que tem tantas etnias e que tenho prazer de mostrar no blog.
    Já vou segui-la para acompanhar suas novidades.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gina,
    O lebkuchen é um biscoito muito leve e gostoso, fácil de fazer. Você pode decorá-los também. Esta receita veio junto com umas forminhas para bolachas que eu ganhei dos meus queridos amigos austríacos.
    Gosto muito da culinária Austríaca e Alemã, principalmente a parte dos doces São texturas diferentes e a utilização de menos açúcar deixa o sabor mais agradável para quem não aprecia um doce muito intenso.
    Sempre estou pesquisando receitas e procuro colocar no Blog aquelas mais tradicionais possíveis e o melhor jeito de executá-las.
    Um Bom e Doce Natal!
    Marli

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.