https://www.youtube.com/watch?v=i9-AtHiVHPo

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Admiradora da arte culinária Austríaca e Alemã, estou sempre pesquisando novas receitas e divulgando de uma forma mais fácil e prática. Apresento também receitas próprias e outras da confeitaria Européia. VEJAM SÓ QUE DELÍCIAS!!!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

STRUDEL DE MAÇÃ - APFELSTRUDEL

“Essa receita foi passada para mim, há uns 35 anos atrás, por uma colega de escola. Pertencia a sua mãe de origem austríaca. E agora eu resgatei do meu livro de receitas antigo e amarelado pelo tempo para atender a uma internauta de São Paulo que queria a receita original do Apfelstrudel”.




Massa:
180 g de farinha de trigo
1 ovo
1 colher (sobremesa) rasa de manteiga amolecida (não derretida)
Água morna (+-50ml)
½ colherinha (chá) de vinagre de álcool
Coloque a farinha de trigo em uma tigela e faça uma cova no centro e coloque o ovo, a manteiga e o vinagre. Acrescente a água aos poucos até que forme uma massa lisa e homogênea, não muito dura e que solte das mãos. Amasse bem durante uns 10 minutos.

Comece a sovar a massa: Com uma das mãos, segure a massa e jogue sobre a mesa e, à medida que a massa vai esticando, dobre a massa e jogue novamente sobre a mesa. Repita este processo durante 15 a 20 minutos. A elasticidade da massa depende deste processo.
Forme uma bola e passe farinha por cima.

Esquente uma panela de ferro ou de inox. Vire a panela de boca para baixo e coloque-a por cima da massa. Deixe descansar por 30 minutos.

Abra a massa com o auxílio de um rolo sobre uma superfície enfarinhada (não muita), o suficiente para a massa não grudar. Procure formar um retângulo.

Com o auxílio das mãos, com muito cuidado e aos poucos, puxe a massa para os lados e no sentido do comprimento. Para esticar a parte central da massa, levante a massa e coloque o dorso das mãos por baixo e, com cuidado, estique a massa aos poucos.

Pré aqueça o forno, 170 graus e prepare o recheio a seguir:

Recheio:
5 maçãs tipo Gala
7 colheres (sopa) rasa de açúcar
Canela em pó a gosto
50 g de uvas-passas
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal para pincelar a massa
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
Descasque as maçãs e corte em fatias finas. Misture o açúcar, a canela e as uvas-passas.

Pincele a massa, sobre toda a superfície, com uma parte da manteiga.

Divida a massa em duas partes, no sentido do comprimento e coloque no centro a farinha de rosca e as maçãs preparadas por cima. Dobre uma parte da massa sobre o recheio e depois a outra parte também. Pincele com o restante da manteiga. Repita o mesmo com a outra parte da massa.

Com cuidado e com o auxílio de uma espátula coloque um strudel ao lado do outro, em uma forma untada, retangular, tamanho grande (40 x 28 cm).

Asse em forno pré-aquecido, mais ou menos 45 minutos.

Retire do forno. Deixe esfriar um pouco antes de cortar.
Polvilhe açúcar de confeiteiro, tipo Glaçucar, com o auxílio de uma peneira fina.

Sirva quente ou frio, com sorvete, chantilly ou creme de baunilha.