https://www.youtube.com/watch?v=i9-AtHiVHPo

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Admiradora da arte culinária Austríaca e Alemã, estou sempre pesquisando novas receitas e divulgando de uma forma mais fácil e prática. Apresento também receitas próprias e outras da confeitaria Européia. VEJAM SÓ QUE DELÍCIAS!!!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

BISCOITO ITALIANO CANTUCCINI COM UVAS PASSAS – Rosinen Cantuccini


Esta é a melhor receita de Cantuccini que eu já testei... A textura é deliciosa!!! Desmancha na boca... É uma especialidade italiana da cidade de Prato, região da Toscana e muito apreciada em toda a Europa.
Na Espanha é chamado de “Carquinyoli ou Rosegon”. A Áustria tem uma forma semelhante da receita com o nome de “Hausfreunde ou Amigos da Casa”- postada neste Blog em 25/4/12.
Cantuccini ou Biscotti di Prato é o legítimo biscoito (em italiano significa assado duas vezes).
Na Itália é servido após a sobremesa, acompanhado de uma bebida na qual possa ser mergulhado antes de levar à boca – geralmente com o vinho santo, típico da região da Toscana. Em outras regiões da Europa é servido acompanhado de café, capuccino, lattes ou chá. Fonte: wikipédia
Ingredientes:
150 g de amêndoas em metades
50 g de amêndoas moídas
80 g de uvas-passas
140 g de açúcar
1 colher (sopa) de açúcar de baunilha
1 pitada de sal
200 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
40 g de manteiga
1 colher (sopa) de licor Amaretto ou rum
2 ovos

Preparo:
Misture todos os ingredientes secos, menos a farinha. Corte a manteiga em pedaços pequenos e trabalhe com os dedos na farinha peneirada com o fermento, até formar migalhas. Junte os ingredientes reservados, o rum e os ovos batidos. Amasse até obter uma massa homogênea.
Cubra a massa com filme plástico e coloque 1 hora na geladeira.

Pré-aqueça o forno a 200 graus.
Corte em 6 pedaços iguais e forme rolos de  2 cm de espessura. Coloque em 1 ou 2 assadeiras untadas e polvilhadas com farinha. Asse por 15 minutos.
Retire da forma e, ainda quente, corte no sentido diagonal, 1 dedo de espessura. Arrume os biscoitos na assadeira, virados de lado. Leve novamente ao forno, 180 graus, por 10-15 minutos para ficarem levemente corados.

Deixe esfriar e armazene em potes ou latas bem fechados.
É o tipo de biscoito ideal para ter sempre em casa. Podem ser conservados por até 3 meses, sem alterar o sabor.
Sirva com café, chá, cappuccino, vinho Santo ou do Porto, etc.