https://www.youtube.com/watch?v=i9-AtHiVHPo

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Admiradora da arte culinária Austríaca e Alemã, estou sempre pesquisando novas receitas e divulgando de uma forma mais fácil e prática. Apresento também receitas próprias e outras da confeitaria Européia. VEJAM SÓ QUE DELÍCIAS!!!

sábado, 1 de março de 2014

BOLACHA DE MELADO DA TIA HETY - Pfefferkuchen Tante Hety

Para os alemães, austríacos e seus descendentes a elaboração das bolachinhas é algo muito especial, principalmente no Natal e na Páscoa. Os aromas e sabores nos trazem recordações inesquecíveis dos momentos em família. É geralmente a Vó (Oma), a Mamãe (Mama) ou uma Tia (Tante) fazendo a massa e as crianças auxiliando a cortar, colocar nas formas ou decorar – dependendo da idade, e ainda torcendo muito para que algumas bolachas quebrem ou passem do ponto... Somente assim elas conseguem provar algumas antes do dia do Natal/Páscoa!
Esta receita, super leve e crocante, era feita na casa de uma seguidora do Blog, pela sua querida mãe na cidade de São Bento do Sul – SC.
Ela pediu-me para reproduzir a receita. Foi com muita apreensão que eu levei um pacotinho de bolachas na casa dela para prova e avaliações... Fiquei surpresa ao ver sua emoção dizendo: “Saudades da minha Mãe...” e que estava igual àquela da sua mãe... Para mim isso é a maior recompensa do meu trabalho!
INGREDIENTES (para 2 kg de bolacha)
625 g de melado
250 g de açúcar
250 g de manteiga
1 pitada de sal
Raspas de casca de laranja e/ou limão
Condimentos em pó a gosto: Canela, Cravo, Noz Moscada, Gengibre e Pimenta Jamaica.
2 ovos
1,3 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
10 g de bicarbonato de sódio

PREPARO:
1) Coloque em uma panela o melado e o açúcar, leve ao fogo mexendo até ficar homogêneo. Desligue o fogo e acrescente a manteiga, mexendo até derreter.
2) Adicione as raspas de casca de laranja ou limão, a pitada de sal e os condimentos a gosto (eu coloquei 1 colher (sopa) de canela, outra de cravo, ½ colher (sopa) de Noz Moscada, 1 colher (chá) de gengibre e outra de pimenta Jamaica.
3) Quando estiver quase frio (morno) coloque em uma tigela grande e acrescente os ovos ligeiramente batidos, a farinha de trigo e o bicarbonato de sódio. A quantidade de farinha depende do tamanho dos ovos.
4) Amasse até ficar homogêneo e deixe a massa descansar por 30 minutos.
5) Abra a massa com rolo em uma superfície enfarinhada, espessura de +- 3 mm, e corte no formato desejado.
6) Coloque em forma untada e enfarinhada ou sobre tapete de silicone (silpat).
7) Asse em forno pré-aquecido, 180 graus, por 8-10 minutos – até que fiquem douradas.
Se quiser decorar com glacê, veja receita neste blog, publicada dia 25/11/13 – Bolacha de Mel de Santa Catarina). 
Conserve em potes de vidro ou latas bem fechadas
* Rende bastante (+- 2 kg).