https://www.youtube.com/watch?v=i9-AtHiVHPo

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Admiradora da arte culinária Austríaca e Alemã, estou sempre pesquisando novas receitas e divulgando de uma forma mais fácil e prática. Apresento também receitas próprias e outras da confeitaria Européia. VEJAM SÓ QUE DELÍCIAS!!!

domingo, 12 de janeiro de 2014

BOLINHOS COZIDOS DE AMEIXA OU GOIABADA – Zwetschgenknoedel

Receitas que nos trazem gostosas lembranças de infância... É assim que sempre tenho recebido pedidos de visitantes deste Blog. Sei que é difícil reproduzir exatamente aquele gostinho que ficou na memória – são muitos sentimentos envolvidos... Mas aqui vai mais uma receitinha solicitada por um internauta – um bolinho que sua mãe, de origem Croata, fazia sempre. Porém esse tipo de bolinho é tradicional  na Alemanha, Áustria, Hungria, Eslovênia, República Tcheca, Ucrânia, etc.
Minha tia Elza Diedrich costumava fazer com batata doce e recheava com rodelas de banana.... Delícia!!! Eu faço sempre para acompanhar carnes de panela, é claro que sem a cobertura de açúcar e o molho de baunilha.
INGREDIENTES
Massa:
700 g de batatas 
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 pitada de sal
1 ovo
150-200 g de farinha de trigo

Recheio:
500 g de ameixas vermelhas maduras e pequenas (na Áustria é utilizado também o damasco fresco )
Açúcar cristal em cubos (eu utilizei o açúcar cristal normal, ficou mais difícil porque forma calda e pode vazar)
Goiabada, Marmelada ou outro doce de sua preferência.

Cobertura de Farofinha:
2 colheres (sopa) rasas de manteiga sem sal
¾ xícara de farinha de pão
açúcar e canela a gosto para polvilhar

Molho de Baunilha:
400 ml de leite integral
2 gemas peneiradas
40 g de açúcar
1 colher (chá) de maisena
2 colheres (sopa) de açúcar de baunilha

PREPARO:
1) Cozinhe as batatas, com casca, até ficarem macias.
2) Enquanto isso prepare o Molho de Baunilha:
Ferva o leite. Bata as gemas com o açúcar até ficar bem cremoso e junte a maisena. Adicione um pouco do leite fervendo, batendo sempre, e adicione ao restante do leite. Volte ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Se acaso passar do ponto e ficar com aspecto coalhado, é só bater com mixer. Deixe esfriar e gelar.
3) Lave e seque as ameixas. Reserve.
4) Farofinha: Coloque a manteiga em uma frigideira, deixe derreter e adicione a farinha de pão – mexendo sempre até ficar dourada e cuidando para não queimar (é muito rápido!).
5) Depois que as batatas esfriarem um pouco, descasque-as. Passe em espremedor ou amasse bem. Misture a manteiga e uma pitada de sal.
6) Quando o purê estiver frio adicione o ovo, ligeiramente batido, e a farinha de trigo, aos poucos até ficar uma massa macia e possa ser aberta com as mãos. * A quantidade de farinha depende da qualidade da batata, quanto mais farinhenta, menos farinha. Não trabalhe muito a massa.
7) Faça um rolo, corte em pedaços, abra na palma da mão e recheie com a ameixa ou pedacinhos do doce de sua preferência. Deixe sobre uma superfície enfarinhada.
8) Cozinhe os bolinhos em uma panela grande com água fervente e uma pitada de sal. Coloque poucos bolinhos de cada vez para não grudarem. Quando subirem à borda (como nhoque), aguarde +- 2 minutos e retire com uma escumadeira. Deixe escorrer e passe na farofinha.
9) Passe os bolinhos nessa farofinha.
10) Sirva quente e na hora polvilhe com açúcar e canela, acompanhado com molho de baunilha gelado (dá um contraste muito bom) ou morno.
Dica: Pode ser levemente aquecido no forno Microondas antes de servir.

Rendimento: Eu fiz 6 bolinhos grandes de ameixa e 9 menores de goiabada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.