https://www.youtube.com/watch?v=i9-AtHiVHPo

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Admiradora da arte culinária Austríaca e Alemã, estou sempre pesquisando novas receitas e divulgando de uma forma mais fácil e prática. Apresento também receitas próprias e outras da confeitaria Européia. VEJAM SÓ QUE DELÍCIAS!!!

sábado, 5 de janeiro de 2013

BOLO REI – Bolo de Natal ou Dia de Reis (Portugal)

Para prestigiar os queridos Portugueses que diariamente acessam este Blog, trago esta deliciosa e tradicional receita que não pode faltar no Natal e no Dia de Reis (6 de janeiro) em Portugal.
A tradição é colocar na massa uma fava ou um pequenino brinde, geralmente de metal – atualmente são proibidos devido ao risco de quebrar algum dente ou serem engolidos. A tradição diz que quem encontra o brinde terá sorte e prosperidade e quem encontra a fava será o próximo a preparar e oferecer o Bolo no ano seguinte.
Ingredientes:
150 g de frutas cristalizadas
150 g de uvas-passas e damascos secos
100 ml de Vinho do Porto para macerar as frutas secas e cristalizadas
150 g de manteiga
150 g de açúcar
1 pitada de sal
Raspas de casca de laranja e limão
5 ovos
100 ml de leite morno
750 g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) rasas de fermento biológico seco instantâneo
150 g de nozes e amêndoas picadas
1 gema para pincelar
Glacê: 10 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro, suco de limão até dar o ponto.

Para enfeitar: 4 cerejas, 10 amêndoas/nozes, 4 damascos, 4 figos e pedaços de laranja, cidra e abacaxi cristalizados.

Dica: Esta receita é bem grande, você pode fazer a metade ou fazer dois bolos menores. Neste caso o tempo de forno é menor.

Preparo:
1)    Pique as frutas secas e deixe macerar no vinho do Porto por 3 hs.
2)    Bata a manteiga com o açúcar e adicione a pitada de sal, as raspas de laranja e limão. Junte os ovos um a um e bata bem, +- 3 minutos. Junte o leite e misture.
3)     Adicione, aos poucos, a farinha de trigo peneirada com o fermento e trabalhe a massa até ficar bem macia e elástica (sove a massa por 25 minutos). Se necessário acrescente mais um pouco de leite morno. A massa deve ficar bem macia, como pão.
4)    Cubra a massa com um filme plástico e deixe descansar em local protegido de frio e vento por +- 1 hora, até dobrar o volume.
5)    Abra a massa e misture as frutas maceradas no vinho do porto e as amêndoas/nozes. Enrole e amasse bem até incorporar tudo. Se necessário acrescente um pouco de farinha.
·         Obs.: Se você quiser colocar uma fava seca e um brinde, embrulhe-os em papel manteiga e insira na massa quando estiver moldando a coroa. Explique aos seus convidados sobre a tradição e para que tomem cuidado, principalmente com as crianças.
6)    Forme uma bola e achate-a levemente. Para formar a coroa faça um furo no meio da massa com o dedo indicador e comece a alargar o furo, com o auxílio das mãos, até obter o formato/tamanho desejado. Vide fotos abaixo:
7)    Colocar a massa em uma forma redonda grande (30 cm) untada. Ou faça 2 coroas menores.
8)    Cubra com um plástico e deixe crescer por 1 hora.
9)    Pincele com a gema de ovo misturada com 1 colher (sopa) de água e enfeite com as amêndoas e as frutas cristalizadas. Coloque um copo no meio para evitar que feche o centro da coroa.
10) Asse em forno pré-aquecido, 200 graus, por +- 70 minutos.
11) Quando retirar do forno aplique o glacê e espere 40 minutos para cortar.

Rendimento: 20 porções em média
Fonte: Depois de diversas receitas pesquisadas eu elaborei esta com o melhor de cada uma.
Espero que gostem!!!