https://www.youtube.com/watch?v=i9-AtHiVHPo

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Admiradora da arte culinária Austríaca e Alemã, estou sempre pesquisando novas receitas e divulgando de uma forma mais fácil e prática. Apresento também receitas próprias e outras da confeitaria Européia. VEJAM SÓ QUE DELÍCIAS!!!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PÃO COM FRUTAS SECAS – Früchtebrot

Tipicamente consumido na Alemanha e Áustria durante o período de Advento e Natal.
Esta receita é feita com farinha de trigo integral e mel, super nutritiva e deliciosa!!!
INGREDIENTES:
4 ovos grandes
60 g de mel
1 pitada de sal
200 g de farinha de trigo integral
2 colheres (chá) de fermento em pó
150 g de avelãs, castanha do pará ou nozes
125 g de ameixas secas
125 g de figos secos
125 g de damascos secos
125 g de passas embebidas em 3 colheres (sopa) de rum
½  colher (chá) de canela
1 colher (chá) de especiarias mistas a gosto (cravo, noz moscada, cardamomo, etc) 
Açúcar de confeiteiro para decorar.
Obs.: Esta receita tem somente o mel para adoçar.

PREPARO:
1) Deixe as uvas-passas embebidas no rum por 2 horas, no mínimo;
2) Corte-as ao meio as avelãs, nozes ou castanhas do pará em pedaços grandes.
Pré-aqueça o forno, 180 graus. Unte 2 formas retangulares, 10 X 24 cm (tipo bolo inglês) e polvilhe farinha de trigo.
3) Corte as ameixas, figos e damascos em pedaços médios. Misture as uvas-passas drenadas e as avelãs. Reserve.
4) Em batedeira, bata os ovos até ficar bem espumoso. Acrescente o mel aos poucos, batendo sempre. Acrescente as especiarias, a pitada de sal e a farinha misturada com o fermento em pó, mexendo delicadamente. Agora misture as frutas secas. * A massa fica bem consistente.
5) Coloque a massa nas formas preparadas e leve ao forno, 170 graus por 45 minutos ou mais, até que o palito saia limpo.
6) Deixe esfriar bem antes de cortar.
7) Decore com açúcar de confeiteiro antes de servir.
Conserve em recipiente fechado por até 2 semanas. O sabor fica melhor após 3 dias.

Rendimento: 35-40 fatias finas
Preparo: 90 minutos

8 comentários:

  1. Huummmmmm!!!
    Senti o cheirinho deste pão daqui. Me deu água na boca!!!!
    Fiz a MARAVILHOSA CUCA. Acertei e é deliciosa.
    Obrigada pelas postagens.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia!
      E ainda só tem ingredientes super saudáveis neste Pão de Frutas!!!
      Obrigada pela visita.
      Bjs

      Excluir
  2. O bom em ser seguidora de um blog é que não perdemos nenhuma receita, sempre estou atenta e qdo vi a nova postagem vim correndo conferir...eu adoro pães e bolos ricos em frutas secas, especiarias e frutos como avelãs ou amêndoas, esse parece maravilhoso, está anotado p experimentar!
    Um ótimo final de semana p vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina!
      E o melhor é que esta receita não contém açúcar, apenas o mel para adoçar. Super fácil e deliciosa!
      Tenha um feliz e doce final de semana!
      Bjs

      Excluir
  3. Uma delicia não tenho dúvida :)
    (não me esqueci do pudim...já o fiz mas não ficou com furinhos, vou tentar mais uma vez para perceber o porquê!)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iza!
      Quando vc descobrir o segredinho me conta que eu quero fazer novamente e publicá-lo! Aquele do seu Blog está de dar água na boca!!!
      Bjs

      Excluir
  4. Olá, Marli! Minha avó fazia esta receita, mas ela a chamava de "pão do bispo". Vi a sua foto e é ela mesma. Eu a faço todo final de ano, com pequenas modificações com relação à sua, mas fiquei imensamente feliz ao encontrar seu blog. Vou recomendá-lo às amigas. Feliz Natal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cybele!
      O nome do bolo às vezes depende da região onde é feita... No meu livro eu tenho a outra receita parecida que chama-se Pão de Bispo também!!!
      Desejo um ótimo Natal e um ano novo de muita saúde e paz!!!
      Obrigada pelo apoio e por ser minha seguidora!!!
      Bjs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.