https://www.youtube.com/watch?v=i9-AtHiVHPo

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Admiradora da arte culinária Austríaca e Alemã, estou sempre pesquisando novas receitas e divulgando de uma forma mais fácil e prática. Apresento também receitas próprias e outras da confeitaria Européia. VEJAM SÓ QUE DELÍCIAS!!!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

AMIGOS DA CASA – Hausfreunde

Um biscoito muito tradicional na Áustria, em especial na região da Styria. Lembra muito o biscoito italiano Cantuccini (receita publicada neste Blog em 22/02/12, porém mais saudável por não conter nenhum tipo de gordura.

A característica principal deste biscoito é a durabilidade – pode ser conservado em recipiente fechado por 3 meses ou mais, sem alterar o sabor. É sempre uma boa alternativa para ter em casa e servir aos amigos – talvez seja essa a origem do nome da receita. Acompanha muito bem um chá, café ou mesmo um vinho do Porto ou outro de sua preferência. Experimente mergulhar o biscoito na bebida antes de levar à boca.... Hummmm é muito bom!!!
Ingredientes:
250 g de açúcar
4 ovos
420 g de farinha de trigo
125 g de uvas passas
125 g de amêndoas cortadas ao meio
Raspas de casca de limão
Opcional: 8 gotas de essência de baunilha ou 1 colher (sopa) de açúcar de baunilha

Preparo:
Bata em batedeira os ovos com o açúcar por 15 minutos. Junte as raspas de limão e a essência de baunilha. Enquanto isso, peneire a farinha e misture as uvas-passas e as amêndoas.
Misture tudo com uma colher. Se necessário, adicione 1 ou 2 colheres (sopa) de farinha de trigo se a massa estiver muito mole. A massa deve ser um pouco mais consistente que a massa de bolo.
Deixe descansar 10 minutos. Unte uma ou duas formas retangulares (depende do tamanho).
Em uma superfície enfarinhada coloque 3 colheres (sopa) de massa e forme rolinhos de +- 2-3 cm de diâmetro, no comprimento da forma e coloque-os na forma untada.
Deixe descansar por 1 hora.
Asse em forno pré-aquecido, 180 graus, por 15 min. ou até que fiquem bem corados.
Corte ainda quente, logo que tirar do forno, com uma espátula ou faca grande sem serra.

* Esta receita é muito versátil, você pode substituir as amêndoas por nozes, avelãs, etc e as uvas-passas por damascos, cerejas glaceadas, laranja cristalizada, etc. Pode acrescentar pedacinhos de chocolate meio-amargo, sempre respeitando as proporções.