https://www.youtube.com/watch?v=i9-AtHiVHPo

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Admiradora da arte culinária Austríaca e Alemã, estou sempre pesquisando novas receitas e divulgando de uma forma mais fácil e prática. Apresento também receitas próprias e outras da confeitaria Européia. VEJAM SÓ QUE DELÍCIAS!!!

domingo, 3 de abril de 2011

TORTA ESTERHÁZY – Esterházytorte

Esta receita é uma herança do tempo do império austro-húngaro. Foi elaborada em homenagem a um membro da realeza húngara, chamado Antan Esterhazy. Muito apreciada em toda Europa, principalmente na Áustria, Hungria e Alemanha.

Existem variações na receita porém o essencial é que a massa seja de amêndoas/nozes, com 5 ou 6 camadas assadas separadamente, decorada com fondant - trabalhado com chocolate formando uma teia de aranha e a lateral coberta de amêndoas/nozes moídas. A elaboração é trabalhosa, mas vale a pena! É uma delícia!!!


Ingredientes da Massa:
250 g de claras
230 g de açúcar
250 g de nozes/amêndoas moídas
50 g de farinha de trigo
50 g de manteiga

Ingredientes do Recheio:
400 ml de leite
1 caixa de pó para pudim sabor baunilha
2 gemas
300 g de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
Essência de baunilha a gosto
2 colheres (sopa) de geléia de damasco

Ingredientes do Fondant:
220 g de açúcar de confeiteiro
1 colher (sobremesa) de óleo
1 colher (sopa) de suco de limão

Para decoração:

30 g de chocolate meio amargo
50 g de nozes moídas

Modo de Fazer a Massa:
Bata em batedeira as claras em neve com o açúcar.
Misture as nozes moídas e a farinha de trigo. Acrescente a manteiga amolecida e por último misture, aos poucos e delicadamente, as claras em neve.
Esta massa deve ser assada em 5 ou 6 vezes, em fundo de forma de torta, redonda, tamanho 25 cm, forrada com papel manteiga untado. Coloque uma pequena porção de massa, o suficiente para cobrir o fundo da forma. Asse em forno quente, 210 graus, 15 a 20 minutos. Repita o mesmo até terminar a massa.
Obs.: A quantidade da massa deve ser suficiente para 5 ou 6 camadas.

Modo de Fazer o Recheio:
Misture aos poucos o leite com o pó para pudim e as gemas. Leve ao fogo baixo, deixe ferver por 3 minutos, mexendo sempre. Deixe esfriar e continue mexendo para não formar película.
Bata em batedeira o creme de leite fresco com o açúcar até formar um chantilly. Misture o pudim – deverá estar na mesma temperatura.

Montagem da Torta:
Retire o papel manteiga e recheie cada camada com o creme e, sobre a última camada, passe uma camada fina da geléia de damasco. Leve a geladeira enquanto prepara o Fondant.

Fondant:
Misture todos os ingredientes e coloque uma colher de água bem quente. Bata bem e acrescente um pouco mais de suco de limão ou água quente até formar um creme bem liso. Aplique sobre a geléia.

Prepare o chocolate para o enfeite: Derreta em banho-maria e misture uma colher (sopa) de óleo. Coloque em um saco de confeitar e com o bico bem fino faça círculos paralelos na parte de cima da torta. Com um palito de dentes faça riscos partindo do centro da torta para a borda, simulando uma teia de aranha.
Coloque em volta da torta as nozes moídas.
Sirva bem gelada.

2 comentários:

  1. Não me importo com o trabalho, quando o resultado é uma torta como essa.
    Boa semana, Marli!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade para mim é um desafio e fico feliz com o resultado. Só na próxima vez vou caprichar mais na decoração, ainda não ficou como eu queria...
    Obrigada e boa semana para você também!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.