https://www.youtube.com/watch?v=i9-AtHiVHPo

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Admiradora da arte culinária Austríaca e Alemã, estou sempre pesquisando novas receitas e divulgando de uma forma mais fácil e prática. Apresento também receitas próprias e outras da confeitaria Européia. VEJAM SÓ QUE DELÍCIAS!!!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Bolo de Maçã da Estíria - Estiria Apfelgugelhupf

"Este é um bolo típico de uma região da Áustria chamada Estíria – onde fica a cidade de Graz. Por todas as partes da Estíria encontramos imensos canteiros de um tipo especial de abóbora – esverdeada, no tamanho de melões. Toda a plantação é destinada à produção do óleo de sementes de abóbora - uma famosa especialidade austríaca, utilizada em saladas e em outros pratos. As abóboras em si são simplesmente destinadas para alimento do gado. As sementes de abóboras são ricas em vitaminas C e E, antioxidantes.
Todos os ingredientes utilizados nesta receita são bem típicos da Áustria. Esta receita é muito especial, foi escolhida para homenagear meus queridos e grandes amigos Inge e Kurt Deller - imigrantes austríacos provindos da cidade de GRAZ".


Ingredientes:
250 g de manteiga
200 g de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de açúcar de baunilha
1 colher (sopa) de rum
1 pitada de sal
5 ovos
250 g de farinha de trigo (peneirada)
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 maçãs (sem casca) picadas
100 g de chocolate meio-amargo picado
100 g de sementes de abóbora sem casca
(pode ser substituído por nozes)

Modo de Preparo:
Bater a manteiga com o açúcar, o açúcar de baunilha, o rum e a pitada de sal. Acrescentar as gemas, uma de cada vez. Continue batendo até formar um creme esbranquiçado.
Misturar delicadamente a farinha de trigo, peneirada com o fermento, o chocolate picado, as sementes de abóbora sem casca (ou nozes) e as maçãs picadas.
Por último, as claras em neve.
Levar para assar em uma forma redonda, com furo no meio (tamanho grande).
Forno 180º (mais ou menos 45 minutos).